Escrever histórias 100 palavras

As histórias fazem parte do nosso universo, mesmo quando já somos crescidos por fora. Escrever histórias é uma das formas de conseguir sobreviver ao mundo dos crescidos. Helena Artur é o pseudónimo da Joana Quinta

terça-feira, maio 24, 2005



PRIMAVERAS



Saberás porque escrevo?
Saberás o quanto queria igualar-me ao som dos pássaros
nas manhãs de Primavera,
tal começo de mundos novos e sem mácula?

Mundos fantásticos e fantasmagóricos
como as imagens e histórias dos pesadelos que diariamente vivo?
Gentes sem alma,
brinquedos quebrados
e canções de roda que não têm fim.

Livros cujas páginas são alvas folhas
sem letras,
sem vida ou conceitos,
que por mais que os procure não se leem?

Imaginários farrapos
que procuro juntar
num frenesim de ter sentido?

Saberás porque
imagino
que o amor pode ser como o sinto
e como o vejo?

Para sobreviver à mediocridade
e às recordações de quando fui criança.

Para sobreviver
aos amantes que me envolvem
e não me veem.
Nem vêm amar-se.

Saberás porque me agradam os sabores
fortes e doces, amargos e aromáticos
das ervas e dos manjares novos
e inéditos?

Porque não suporto mais
o usado mascar da rotina
e do odor do parceiro feito destino.

Saberás porque sujo as mãos
na tinta
tentando criar algo que não existia antes?

Para tentar deixar uma impressão digital
(pode bem não ser a minha!)
gravada na tábua dos que viveram
sabendo que a vida, afinal,
não é algo que se conquista.

É um encontro quando acontece
É um desencontro quando simplesmente se vive.