Escrever histórias 100 palavras

As histórias fazem parte do nosso universo, mesmo quando já somos crescidos por fora. Escrever histórias é uma das formas de conseguir sobreviver ao mundo dos crescidos. Helena Artur é o pseudónimo da Joana Quinta

quinta-feira, maio 26, 2011


ESPIRAIS DE SILÊNCIO

“ Não estou melhor nem pior sem ti, estou mais eu”

Não pertencendo a ninguém

somos mais nós.

Ficamos sempre mais nós quando deixamos de fazer parte de alguém

ou quando ninguém ocupa lugar algum do nosso todo.

É assim.

Ficaremos mais tristes ou mais alegres,

mais dinânimos ou inactivos,

deprimidos ou com vontade de agarrar a vida,

mais ou menos magoados,

mas ficamos sempre mais nós.

Amando alguém fazemos parte de um todo.

O amor retira-nos egoísmo e reparte-nos com o coração do outro.

Divide-nos a alma e espalha-a para que a cumplicidade nasça,

que a adaptação ressurja do que não existia antes.

Ter em conta o outro, ficar atento

é também amar

continuando a sermos os mesmos

mas mais ricos na partilha e na cumplicidade,

mais felizes no encontro.

A nossa essência continua exactamente a mesma

mas em consonância com o ritmo do outro,

com o seu respirar

com o seu querer

sem que o egoísmo tome parte de nós.

Quando ficamos sós

parece-nos que tornámos a ser mais nós,

a fazer o que queremos, quando queremos.

Estamos mais tristes ou mais alegres sem ter de pensar em mais ninguém.

Não aguardamos o outro, não nos pode magoar,

nem o esperamos mais.

Estamos certamente muito mais pobres

ou então, o outro não era o tal.

Quem nos faria esquecer o egoísmo,

o isolamento,

o desamor pelos outros e pela vida.

Se te sentes mais tu agora

É porque não era eu.

Posso inventar que agora sou mais eu.

Durmo quando quero

acordo quando menos espero.

Pinto ou escrevo sem hora marcada,

saio sem olhar para o relógio,

esqueço-me do telemóvel

e absorvo o mundo como nunca.

Amo quando quero,

odeio quando é preciso

choro ou rio sem me preocupar.

Arejo a cabeça e o coração sempre que me dá na gana,

a rua acolhe quem nunca vi

como se a vida tivesse estado suspensa enquanto estive contigo,

enquanto fui parte de ti.

Mas não estou mais feliz sem ti.

Se te sentes mais agora

e assim estás melhor

é porque

definitivamente não era eu.